Manutenção de equipamentos a pellets

Debate sobre uma forma de biomassa, os Pellets. As vantagens e desvantagens deste tipo de combustivel sólido. Os melhores equipamentos que consumem este tipo de combustivel.

Manutenção de equipamentos a pellets

Mensagempor energias » 16 Mai 2011 17:10

Em janeiro recebi um email de um visitante do site energiabiomassa que tem um envirofire e que há 2 invernos que sente que a máquina vem perdendo a capacidade de fazer calor.

Passo a citar:
" tenho um aquecedor a pellets envirofire que comprei em 2003 no ano passado já notei que não fazia o calor que eu estava habituado, o lume é mortiço e por vezes faz algum fumo e começa a ter dificuldade em acender. será que está avariado e terá reparação?
cumprimentos
António J.Ribeiro
anf####5@gmail.com
"

pela troca de emails, pude apurar que nunca fez manutenção do equipamento, logo é provável que o motor de extracção já não esteja nas melhores condições, 9 anos sem manutenção, espanta-me que ainda funcione.
Como refiro no site, reforço a necessidade de fazer a manutenção de todos os equipamento a pellets, esta acção aumenta o tempo de vida do equipamento, e permite que todos os invernos funcione na perfeição. Este visitante com 9 anos de cinza dentro do equipamento, uma peça deve ter que substituir, o motor de extracção.

Contactei uma empresa (http://www.lojadosrecuperadoresdecalor.com) que faz reparação e recuperação de equipamentos a pellets, perguntando se concordavam com o meu diagnóstico, disseram-me que talvez fosse, mas que só vendo o equipamento podiam avaliar e saber quais as consequências deste tempo todo sem manutenção e se a reparação não seria demasiada cara para a idade do equipamento, não se justificando.
Dei o contacto da empresa ao visitante (Antonio Ribeiro), ficando ao seu critério se iria contactar a empresa ou não.

Recebi à dias o seguinte email, que passo a citar:
" Obrigado pela ajuda. foi desleixo da minha parte e agora vejo que tive sorte, podia ser bem pior, teve de levar um extrator de gazes e a ventoinha estava bastante mal, mas foi dito que conseguiram recuperá-la, e a resistencia do acendimento estava nas últimas. Eles foram impecáveis, recolheram o equipamento e em dois dias entregaram-mo. nem parecia o mesmo, pintadinho, parecia novo, aquela zuideira em funcionamento que era um ruído bastante incomodativo, desapareceu. Custou-me 350€ toda a reparação, todas as peças velhas foram-me dadas e pude ver o estado delas, uma miséria, aprendi a lição e estou a dá-la aos meus vizinhos que também têm aquecedores iguais ao meu. mais uma vez obrigado pela sua ajuda.
cumprimentos
António J.Ribeiro
anf####5@gmail.com
"

Ainda bem que pude ajudar, acho que quando se refere à ventoinha, deve ser o ventilador, que sofre um pouco com a falta de manutenção mas não tanto como o motor de extracção.

Pedi umas fotos do motor de extracção do Sr Alberto à empresa, mas enviaram-me várias fotografias do equipamento que foram tiradas na altura, o motor como foi já tinha sido devolvido ao cliente, não puderam tirar fotografias, mas enviaram uma de um recuperador também da marca enviro sem manutenção durante bastantes anos.
Anexos
image017.jpg
Motor de extracção completamente corroído pela cinza e humidade de um recuperador encastrável da enviro (cortesia da loja dos recuperadores de calor)
image017.jpg (61.92 KiB) Visualizado 1171 vezes
image008.jpg
equipamento sem manutenção à 9 anos - IV (cortesia da loja dos recuperadores de calor)
image008.jpg (63.51 KiB) Visualizado 1171 vezes
image005.jpg
Equipamento sem manutenção à 9 anos - III (cortesia da loja dos recuperadores de calor)
image005.jpg (67.57 KiB) Visualizado 1171 vezes
image003.jpg
Equipamento sem manutenção à 9 anos II (cortesia da loja dos recuperadores de calor)
image003.jpg (66.82 KiB) Visualizado 1171 vezes
image002.jpg
Equipamento sem manutenção à 9 anos - I (cortesia da loja dos recuperadores de calor)
image002.jpg (54.11 KiB) Visualizado 1171 vezes
energias
Site Admin

Registado: 22 Fev 2010 13:54

Re: Manutenção de equipamentos a pellets

Mensagempor Tonecas » 10 Fev 2012 16:55

Boas
O meu equipamento é igualzinho a esse.
mas como tenho feito todos os anos a manutenção, está como novo. a ultima vez que tive de mandar reparar foi porque comprei pelets de 8mm em vez de 6mm e avariou o motor de puxar os pelets.
serviu-me de lição.
:)
Tonecas

Registado: 10 Fev 2012 15:52

Re: Manutenção de equipamentos a pellets

Mensagempor zezito2k » 14 Fev 2012 15:41

Tonecas Escreveu:Boas
O meu equipamento é igualzinho a esse.
mas como tenho feito todos os anos a manutenção, está como novo. a ultima vez que tive de mandar reparar foi porque comprei pelets de 8mm em vez de 6mm e avariou o motor de puxar os pelets.
serviu-me de lição.
:)

foi caro a reparação dessa avaria?
Eu tenho um kozi de lareira e queria uma resistência, a minha avariou à 5 anos e até agora não consigo arranjar quem monte ou mesmo forneça uma.
Alguém sabe como arranjar?
obrigado
zezito2k

Registado: 14 Fev 2012 12:36

Voltar para Biomassa/Pellets

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes